Cel 025.jpg

 

 

 

 

ARQUITETURA 

 

horizontal_separador.jpg

The Interlace 

Tudo junto e arrumado para surpreender o mundo

São 31 blocos de apartamentos empilhados de uma forma hexagonal, longe das grandes torres existentes em condomínios.

 

Foram seis anos de construção, milhares de operários e uma obra que surpreend’eu o mundo. Assim é o The Interlace, um condomínio vertical formado por um complexo de apartamentos com 31 blocos empilhados em um arranjo hexagonal, ou seja, sem o aspecto de torre comum aos condomínios residenciais.
Localizada em Singapura, a obra surpreendeu o setor da construção e foi escolhida como destaque do Festival da Arquitetura Mundial (The World Architeture Festival), tendo  sido como o melhor prédio entre os recentes lançamentos no mundo em 2015. O prêmio é um dos mais prestigiados no mundo da arquitetura e elabora anualmente um ranking com os prédios novos.
Projetado pelo escritório holandês BüroOleScheeren, o prêmio luxuoso chama-se Southern Ridges. Uma das partes que mais chamaram a atenção dos jurados foi a entrada monumental e elevada, além do empilhamento dos 31 blocos,garantindo belas vistas em todas as direções.
O projeto acaba por criar pátios a céu aberto, jardins e terraços panorâmicos - de uso público e privado. Segundo o comunicado do festival, o complexo contém 1.040 unidades de apartamentos de vários tamanhos, distribuídos por mais de 170 mil metros quadrados - todos com incrível quantidade de ano espaço ao ar livre e paisagismo.
Os blocos, cada um com seis andares e 710 metros de comprimento, abrigam 1.040 unidades residenciais. Nos três principais pontos, a justaposição dos blocos soma 24 andares. O terreno de 170 mil m² também possui um parque aquático, cachoeira, praça central, teatro, pátios, spa e cinco quadras poliesportivas.
A propriedade possui um contrato de arrendamento de 99 anos do governo de Singapura desde 2009. A propriedade está cercada por vários parques que estão conectados e promovem a iniciativa Green de Cingapura de 2012 . Em frente ao Alexandra Arch e ao TelokBlangah Hill Park, o Interlace é uma parte integrada do entorno sem aderir como um polegar dolorido. 
A localização foi anteriormente chamada Gillamn Heights por causa do condomínio de 607 unidades que estava no local com o mesmo nome.

 

Ideia é criar senso de comunidade
O que diferencia o The Interlace dos demais é que ele não foi feito para quebrar nenhuma barreira técnica, mas sim para enfrentar importantes questões sociais. A ideia do arquiteto chefe OleScheeren era não pensar em prédios como uma solução pontual para fornecer moradia, mas sim como um espaço no qual se cria um senso de comunidade.
A orientação horizontal dos blocos de apartamentos, junto com os espaços comunitários grandes e compartilhados, encoraja a interação e o compartilhamento de experiências em vez de silêncios desconfortáveis entre estranhos em elevadores lotados.

ThE Interlace 08.jpg

Talvez uma das características mais impressionantes da construção seja as áreas externas que o arranjo hexagonal cria. Os hexágonos criam três pátios temáticos que fornecem espaço para comunidade, esportes e atividades familiares. E o que poderia ter sido uma via antiestética para o acesso de caminhões de bombeiros foi “camuflada” como um trecho de um quilômetro para ciclistas e corredores.
Quando os ventos predominantes sopram pelos pátios permeáveis, eles passam primeiro por piscinas ou lagos artificiais que criam microclimas mais frescos, que também se beneficiam de uma cobertura de sombras ideal fornecida pelos próprios prédios. O empilhamento dos blocos de apartamentos fornece espaço para vários jardins de telhado, multiplicando assim as áreas verdes e os espaços sociais.
Várias matérias sobre o The Interlace têm nomes como “Moradia de luxo em Singapura”, mas tais artigos deixaram de ver um dos princípios principais do projeto: fornecer habitação social acessível. Mas com todas essas comodidades, o engano com certeza é compreensível.

 

 

Prêmios recebidos:
World Building of the Year 2015
(The World Architecture Festival)
2014 Urban Habitat Award
(Council of Tall Buildings and Urban Habitat)
Finalista do Best Tall Building Asia & Australasia 2014
(Council of Tall Buildings and Urban Habitat)
Best of Best, Domestic Architecture
(ICONIC Awards 2015)
Universal Design Mark Platinum 2014
(Building and Construction Authority Singapore)
Green Mark GoldPLUS 2010 
(Building and Construction Authority Singapore)

Ficha técnica
O Entrelaçado (The Interlace)
Localização: Singapura
Coordenadas: 1.28259 ° N 103.80324 ° E 
Começou a construção: 2007
Concluído: 2013
AlturaArquitetônico: 88,7 m
Cobertura: 88,7 m

Detalhes técnicos
Contagem de piso: 25
Elevadores/elevadores: 43
Motivos: 170,000
Design e construção
Empresa de arquitetura: OMA
Prêmios e prêmios: Construção Mundial do Ano (2015) 
Prêmio Urban Habitat
Outra informação
Número de quartos: 1040
Estacionamento: 1183 veiculos